Política Internacional: Obama faz sua conquista mais importante

Barack Obama, Presidente dos Estados Unidos, firmou acordo na República Tcheca em abril, com o presidente russo, Dmitri Medvedev, para reduzir em quase um terço seus arsenais nucleares. Este acordo bilateral é considerado o mais significativo em 20 anos.

A redução estabelecida pelo acordo será implementada ao longo de sete anos. Cada parte deverá reduzir suas ogivas( parte de um projétil balístico que contém elementos potencialmente causadores de dano, sejam eles sistemas nucleares ou termonucleares) a 1.550. O limite é em torno de 30% menor que o previsto pelo antigo acordo entre os dois países, que permitia a manutenção de até 2,2 mil ogivas.

Os dois países também acertaram novo teto de 700 mísseis balísticos que carregam as ogivas nucleares. Hoje, os EUA possuem 798, e a Rússia, 566.

Acordo substituirá o Tratado Estratégico de Redução de Armas, de 1991, que expirou em dezembro, mas ainda precisa ser aprovado pelo Senado americano e pelo Parlamento russo, a Duma. Estima-se que os EUA possuam hoje pouco mais de 2 mil ogivas, e a Rússia, mais de 2,5 mil. No período da Guerra Fria, os americanos chegaram a manter mais de 15 mil ogivas, e os russos possuíam mais de 10 mil.

Além de importante passo para a reaproximação de EUA e Rússia, este acordo é considerado a mais importante conquista de política externa de Obama desde que chegou ao poder.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: