Grécia recebe ajuda da União Europeia e FMI

Ao todo serão 500 bilhões de euros em empréstimos

O pacote da União Europeia poderá alcançar os 750 bilhões de euros, aproximadamente 1 (um) trilhão de dólares. Segundo a ministra espanhola da Economia, Elena Salgado, a iniciativa terá a participação do FMI. Ambos decidiram reagir para evitar que a crise fiscal da Grécia se espalhe. Em queda desde a semana passada, as principais bolsas da Europa apresentaram alta significativa na segunda-feira (10).

Uma semana atrás, representantes europeus entraram em acordo para uma ajuda de 110 bilhões de euros apenas para a Grécia, mas a notícia não esfriou os ânimos dos participantes dos mercados financeiros. O resultado foram momentos de turbulência nas bolsas de valores, ao longo da semana, devido ao receio de uma propagação da dívida grega a outras economias.

A ajuda contará com 60 bilhões de euros em empréstimos concedidos pela Comissão Europeia e 440 bilhões de euros em empréstimos ou garantias dos países da zona do euro, totalizando 500 bilhões de euros.

G7 apoia decisão dos países europeus

Os ministros de Finanças do Grupo dos Sete (G7, países desenvolvidos) vêm apoiando as decisões tomadas pelos países do euro, em defesa da estabilidade financeira, pois reconhecem a gravidade do problema.

Em comunicado, os ministros de Finanças do Japão, Estados Unidos, Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e Itália aprovaram as medidas a fim de combater a especulação contra a dívida soberana de alguns Estados membros da União Europeia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: