Cresce previsão de expansão no Brasil, diz OCDE

 
Investimentos em infraestrutura podem gerar crescimento

Segundo avaliação feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE -, na última quarta-feira (26), as quatro grandes economias emergentes – Brasil, China, Índia e Rússia – estão crescendo de forma acelerada.

De acordo com a entidade, a infraestrutura será responsável pelo crescimento do Brasil, apesar da política monetária mais apertada e do início de cortes de gastos. A OCDE projeta uma expansão econômica brasileira de 6,5% neste ano. Para 2011, a estimativa é de 5% no avanço.

Contudo, o superaquecimento pode ser um problema na China, o que forçou a OCDE a pedir por aumento de juros e um câmbio mais flexível. A organização prevê para o país um crescimento de 11,1% em 2010 e de 9,7% no ano que vem.

Na Índia, o crescimento pode ser forte em curto prazo, com a esperada retomada da produção agrícola. A expansão neste ano deve ser de 8,2% e no próximo, de 8,5%.

Já a Rússia deveria utilizar as receitas petrolíferas para eliminar o déficit fiscal com mais rapidez, segundo avaliação da OCDE – que prevê um crescimento de 5,5% para este ano e de 5,1% em 2011.

A organização elevou o prognóstico para o crescimento mundial neste ano para 4,6% e de 4,5% para 2011. O cenário anterior apontava uma expansão de 3,4% este ano e de 3,7% em 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: