Construção Civil: inflação diminui em maio, mas sobe no índice anual

 
Variação foi de 0,93% contra 1,17% em abril

A Fundação Getúlio Vargas divulgou, na última quarta-feira (26), que o ritmo de aumento de preços dos gatos no setor da Construção diminuiu em seis das sete capitais monitoradas para o levantamento. O avanço foi constatado somente em São Paulo. O INCC-M – Índice Nacional de Custo da Construção -Mercado – desacelerou em maio e subiu 0,93%, abaixo do resultado do mês anterior, de 1,17%.

Ao ano, o índice acumula variação de 3,46% e nos últimos 12 meses a taxa registrada foi de 6,06%. O INCC-M foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 21 de abril e 20 de maio. Essa foi a quinta divulgação mensal do índice, que representa 10% do IGP-M – Índice Geral de Preços – M – que era sempre anunciado em conjunto com o resultado do próprio IGP-M.

A FGV ainda informou, com base no desempenho do índice em maio, que os preços de materiais, equipamentos e serviços subiram 0,48% no quinto mês do ano, sendo que, em abril, a inflação neste seguimento foi mais intensa, de 0,65%. Os preços de mão de obra subiram 1,41% neste mês, após registrarem alta de 1,73% em abril.

Na comparação com o mês anterior, os preços subiram menos em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Entre os produtos pesquisados, as elevações mais expressivas de preço na construção civil foram apuradas em servente (1,71%), ajudante especializado (0,74%) e pedreiro (1,53%). Já as quedas mais expressivas de preço foram constatadas em vergalhões e arames – do aço ao carbono – (-0,92%), metais para instalações hidráulicas (-0,31%) e massa corrida para parede – PVA – (-0,64%).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: