BC: economia brasileira cresce perto de 10%

 
Instituição calcula índice de atividade com abrangência nacional.

Segundo estimativas do Banco central, a economia brasileira cresceu 9,84% nos três primeiros meses de 2010, na comparação com o mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados na última quarta-feira (19), pelo novo Índice de Atividade Econômica da instituição – o IBC-Br – que visa antecipar o resultado do PIB e ajudar na definição da taxa básica de juros – Selic.

Com relação ao último trimestre de 2009, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teria sido de 2,38%, de acordo com o índice. Em termos anuais, representaria um aumento de quase 9,5%. O BC informou que o IBC-Br constitui uma medida antecedente da evolução da atividade econômica.

Desde o início deste ano o indicador vem sendo calculado com abrangência nacional, além de ser divulgado por estados e regiões.

O índice do BC incorpora estimativas para os três setores da economia acrescida de impostos sobre produtos como a agropecuária, a indústria e o setor de serviços. O resultado oficial do PIB do primeiro trimestre de 2010 será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE -, no começo de junho.

Os analistas acreditam que o forte crescimento da economia, confirmado pelas previsões do Banco Central, continuará a pressionar a inflação, levando a novos aumentos da taxa de juros, no decorrer deste ano. Para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – IPCA – a previsão do mercado é de 5,5% para 2010, acima de 4,5%, mas dentro do intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: