Banco Central divulga maior projeção do PIB desde 1986

 
Em contrapartida, o IPCA é elevado pela 16ª vez consecutiva

O Produto Interno Bruto (PIB) deste ano será elevado, segundo relatório elaborado pelos analistas do mercado financeiro. O Banco Central divulgou na segunda-feira (10) o relatório de mercado, também conhecido como Focus. Nele a previsão subiu de 6,06% para 6,26%. O documento é fruto de uma pesquisa realizada na semana passada com economistas das instituições financeiras.

 

Se o crescimento for confirmado, essa será a maior expansão do PIB desde 1986, quando o país cresceu 7,49%. Para 2011, a previsão de crescimento econômico se manteve estável em 4,5%. Apesar da boa notícia, os analistas apostam em uma pressão maior sobre os preços.

Na última semana, o mercado financeiro elevou, pela 16ª vez consecutiva, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2010.

No Brasil, vigora o sistema de metas de inflação, onde o BC precisa “calibrar” os juros para atingir as metas pré-estabelecidas. Para este ano e 2011, o objetivo é atingir uma inflação de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Dessa forma, pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida.

Inflação e juros em alta

Com a expectativa de inflação em alta, os analistas também apostam que os juros continuarão subindo para tentar impedir a escalada dos preços. De acordo com a previsão do mercado financeiro, em junho, a taxa deverá ser elevada para 10,25% ao ano, ou seja, um novo aumento de 0,75 ponto percentual. Segundo o mercado, os juros terminarão este ano em 11,75% e 2011 em 11,50% – o que representa elevação em relação à semana retrasada, quando a previsão era de 11,25% ao ano para o fechamento do ano que vem.

A projeção dos economistas do mercado financeiro para o superávit da balança comercial (exportações menos importações), em 2010, subiu de US$ 12,2 bilhões para US$ 13 bilhões na semana passada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: